segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Patchwork não convencional

 
A mistura de técnicas e tecidos mistos ou sintéticos, trazem nuances ao patchwork que o descaracteriza do tradicional, porém com resultado com visual bonito. 

Apresento a vocês meu primeiro trabalho em patchwork não convencional, um Quilt de parede (tamanho 110 cm x 107 cm) onde utilizei as técnicas de tingimento em tie-dye, carimbos, tecido gorgurinho e linhas brilhantes para o quiltado
 
Aprendi as técnicas que utilizei neste trabalho em cursos com três professoras fantásticas, cada uma em sua área artística, e cabe aqui uma carinhosa menção às queridas mestras (citadas em ordem cronológica dos cursos).
 
Carminha Neto, da Fio deLinha, de Gramado que me ensinou as diferentes técnicas do patchwork e onde pela primeira vez conheci a fascinante e linda história deste trabalho manual tão antigo.
 
Susana Uribarri, São Paulo, que em um curso super- intensivo me ensinou técnicas de tingimento e os diferentes efeitos, como Tie-dye, Shibori, Batik Javanês, Tjap, Tulis.
 
Zorávia Bettiol, artista plástica Gaúcha que me ensinou a técnica de confeccionar meus próprios carimbos e como usá-los na estamparia artesanal. O trabalho da conclusão do curso está apresentado neste blog, aqui
 
O meu primeiro trabalho em patchwork não convencional é um Quilt de parede (tamanho 110 cm x 107 cm) onde utilizei as técnicas de tingimento em tie-dye, carimbos, tecido gorgurinho, quiltado a máquina.

Sol ( 110 cm largura x 107 cm altura)
Detalhe estampa com 


Detalhe -estampa manchada e carimbos

Detalhe - carimbo sobre gorgurinh0

Detalhe  - Centro com tingimento em Batik e aplicação de carimbos

Verso do trabalho



Um comentário:

  1. Oie, tudo bem??
    Passando para fazer uma visitinha no seu cantinho, gostei daqui.
    Faço parte do Blogueiras Unidas tbn.
    Te seguindo aqui, depois quando puder dá uma visitadinha lá no meu

    http://loveyourhope.blogspot.com.br/

    Beeijos

    ResponderExcluir

Fiquei muito feliz com sua visita e vale dizer que adoro um comentário.
Espero que goste dos meus trabalhos e volte sempre. Grata, Cristina