quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Shibori


Há inúmeras técnicas de tingimento aplicáveis em tecidos, cujo efeito final apresenta efeitos de ótimo visual. A chamada técnica artesanal (não industrial) possibilita que criemos peças únicas e aquela suposta falha tornará seu trabalho ainda mais especial. Uma de minha técnicas prediletas é o Shibori que descrevo de forma resumida abaixo.


Shibori, uma técnica milenar

Tapar ou vedar parte do tecido e em seguida tingi-lo, para obter desenhos e texturas, é uma técnica  que já era adotada na pré história.

Acredita-se que o Batik Africano tenha sido o antecessor das diferentes técnicas similares, em que se utilizam amarrações, nós e linhas para vedar parte do tecido. Essa forma de estampar tecidos foi difundida na antiguidade pelas rotas de navegação e adaptada aos padrões culturais e artísticas dos
diferentes povos.

Quando o Batik  chegou na China foram introduzidas costuras e franzidos como forma de vedar parte do tecido. Posteriormente a técnica chegou ao Japão, sendo usada para estampar seus tradicionais quimonos, ainda famosos  na atualidade.

Bordados, amarrações, torção, prensagem com chapas, com posterior tingimento do tecido. A finalidade desses recursos é tornar o tecido, originalmente  bidimensional, em tridimensional. Quando esse recurso é removido, após o tingimento e tornando-o novamente bidimensional, há a "revelação" da padronagem. O fator surpresa torna esta técnica fascinante.

Diferente do Batik, que reflete a cultura exuberante da África, com suas estampas grandes, cores fortes e contrastantes, que lembram terra, rituais, florestas, símbolos tribais, o Shibori se caracteriza por figuras e texturas de contornos delicados, de tons e semi tons que se fundem, e tendo como cor mais utilizada, o índigo.

O recurso de amarrar, alinhavar, prensar, dobrar e enrolar o tecido pode ser utilizado de forma isolada ou combinada, tornando a técnica rica e de infinitas possibilidades. Os principais padrões obtidos, são conhecidos por nomes específicos.

Tanto na antiguidade, como agora, os tecidos  utilizados são a seda e o algodão, finos ou médios. As fibras naturais são as que produzem melhores resultados.

Para realizar o Shibori é necessário que se tenha conhecimentos sobre técnicas de tingimento de tecidos e corantes.

Abaixo algumas opções de efeito que podem ser obtidos com a técnica do Shibori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquei muito feliz com sua visita e vale dizer que adoro um comentário.
Espero que goste dos meus trabalhos e volte sempre. Grata, Cristina